Outros posts meus

segunda-feira, 22 de março de 2010

Aprendendo Libras - Os sinais básicos: alfabeto e números



Língua, não esta na sua boca, usada para falar e sentir o gosto dos alimentos, mas a língua no sentido de idioma. No seu caso, o português. E você sabe quantas línguas existem hoje no mundo? Mais de 6 mil! E no Brasil, quantas existem? Uma você respondeu? Se foi esta a sua resposta errou, só no Brasil são 166 línguas usadas, pelos descendentes de alemães, italianos, chineses, japoneses, coreanos, e, principalmente, pelas tribos indígenas, entre outros grupos. Mas a língua humana, sim, esta na sua boca, não é o único orgão usado pela pratica da linguagem. Na verdade, usamos os ouvidos, os olhos, as mãos, os dedos, o corpo, e até mesmo os pés e o nariz.


Como é possível usar tudo isto? Ao vermos uma placa de transito, pode ser que nenhuma palavra esteja escrita nela, mas ainda assim a entendemos, como? Ora, é um símbolo visual e o entendemos apenas por olhar. Ou quando percebemos um toque em nossos ombros, é alguém, sem falar nada, pedindo nossa atenção. Podemos dançar, ou pedir para uma dama sua mão para dançar sem falar nada, apenas por estender a mão para ela. Ainda podemos usar camisas coloridas e indicar um partido, grupo musical, estilo de vida ou grupo social de que gostamos. Ao vermos, no aeroporto, um homem no meio da pista e fazendo sinais com placas, percebemos que o piloto do avião consegue vê-lo e entender o que ele diz, mesmo a comunicação oral, naquele momento, se impossível. Isso tudo são exemplos de que a língua existe mesmo sem o uso da língua. Ou, a linguagem vai bem além do uso de palavras.
Mas é bom diferenciar uma coisa, a língua é uma forma de linguagem. As placas de transito não são uma língua, mas uma linguagem. Logo, a linguagem é muito mais ampla que a língua. A linguagem abrangem qualquer forma de comunicação e expressão, desde um bebe chorando pedindo pelo leite à um palestrante usando vídeos e slides de Power Point num telão. (clique e veja o trailer do filme de Al Gore)
A linguagem existe mesmo no mundo natural, como macacos que falam com as mãos baleias que cantam, golfinhos usando frequência sonoras com tanta informação que poucos segundos  de sons que eles emitem podem contar a história da vida inteira dele, gatos miando pelo alimento ou mesmo as estrelas explodindo. Ao ouvirmos uma música, sem letra, apenas uma melodia, (clique e ouça Beethoven) ou uma música em outro idioma, como o inglês por exemplo (clique é ouça Katy Perry). Não entendemos nada do que está sendo dito, não é? Mas você entende, mesmo assim, outras coisas, como o sentimento da música, se ela é triste ou alegre, se é sobre amor, ou sobre raiva. Se é um homem ou uma mulher quem canta. Se for uma música instrumental, é possível imaginar ou sentir tantas coisas diferentes com a música, sem ter nela uma unica coisa da nossa língua (clique e ouça hip-hop instrumental), que a música é chamada de língua universal, por ser possível entende-la em qualquer parte do universo. (clique e ouça o som do universo).
Mas de todas estas a linguagem humana é, sem dúvida, a mais complexa e completa em todo o planeta. Nenhum animal consegue chegar perto das tecnicas empregadas pelos humanos para se comunicar. Pode até ser que baleias e golfinhos usem, na linguagem deles, mais modulações que o cérebro humano é capaz de processar. Mas eles não criaram a escrita, placas de sinalização, sinais feitos com as mãos e com o corpo, dentre outras técnicas. Os humanos são mestres em se comunicar, muitos já disseram que vivemos na era da comunicação, (clique e leia um pouco mais sobre isto) onde inúmeras formas de expressão passaram a ser empregadas, como o teatro, a televisão, a internet, o celular, as mensagens de texto (SMS, torpedos e até o MSN).

Símbolo Internacional de Surdez
A vontade de se expressar é tanta, que mesmo quem não pode ouvir nenhum som procura formas de entender os outros. Pessoas surdas aqui no Brasil usam algo chamado Libras, que é a abreviatura para Língua Brasileira de Sinais.
Isto porque a Libras é uma Língua de Sinais, assim como muitas outras pelo mundo, e em cada país há uma sigla diferente para ela. No Brasil a sigla para Língua de Sinais é LS, e a LS usada aqui é Libras, ou LSB (Língua de Sinais Brasileira, ou Língua de Sinais do Brasil).
Alfabeto e Números Manuais
Além do nome diferente em cada país, cada nação tem suas próprias combinações de sinais. Eis aqui um exemplo dos sinais mais básicos da LS do Brasil a Libras:


Mas há muito mais sinais para serem feitos com as mãos. Este na figura acima são apenas uma adaptação de outros 74 sinais usados pelos surdos do Brasil. cada combinação diferente que pode ser feito com uma mão é chamado de Configuração de Mão, ou CM, é como se o alfabeto da libras tivesse 74 letras e o nosso português apenas 26 letras.

Configuração de Mãos em Libras
Alguns países usam mais sinais, ou CMs do que no Brasil, e algumas pessoas que estudam e pesquisam a vida dos surdos e a Libras já notaram que todos os dias os surdos inventam mais sinais do que estes da figura acima. Realmente, a Libras é um idioma em expansão!
 Mas as CMs são apenas o começo, para quem quer aprender Libras, precisa combinar estas CMs com o movimento certo e no lugar certo para formar palavras. Nada realmente difícil, o segredo é praticar.
Siga este link para saber como aprender um novo idioma: http://watchtower.org/t/200703a/article_01.htm

3 comentários:

  1. amei este teu blog, com certeza minha filha será tua seguidora, ela é apaixonada por libras.

    ResponderExcluir
  2. muito bom este blog parabéns fátima

    ResponderExcluir