Outros posts meus

quinta-feira, 25 de março de 2010

Libras é Notícia. Esta é de 2009.

Já faz algum tempo que a inclusão se tornou realidade. Que surdos e ouvintes estudam, trabalham e decidem o rumo de empresas juntos. Aqui está um pequeno resumo das lutas nos últimos anos para se chegar onde chegamos hoje.

Foi realizada em 2009, no plenário da Câmara de Santa Bárbara d’Oeste, a cerimônia de formatura do Curso de Língua Brasileira de Sinais – Libras, que contou com a participação de 118 alunos da cidade e da região, com o objetivo é treinar mais pessoas voluntárias para ensinar os surdos. A cessão do espaço foi autorizada pelo presidente Anízio Tavares da Silva (DEM), após solicitação do coordenador do curso, Antony Guibert Martins.

O curso, que possibilita a essas pessoas se comunicarem no novo idioma com facilidade, é realizado pelas Testemunhas de Jeová por meio de um trabalho voluntário de integração social dos surdos e instrução sobre temas como vida familiar, trabalho, escola e acontecimentos mundiais.

Segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), existem 15 milhões de surdos no Brasil, dos quais aproximadamente quatro mil moram em Santa Bárbara d’Oeste e região.

Essas informações, segundo o instrutor Erivaldo Pereira da Silva, são transmitidas por meio de libras, idioma oficializado como a segunda língua oficial do país em 24 de abril de 2002, através da Lei Nº 10.436. A Língua Brasileira de Sinais – Libras é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão entre as comunidades de pessoas surdas no Brasil. Ganhou esse status porque surgiu naturalmente assim como a língua portuguesa e, atualmente, é de grande importância na comunicação no território brasileiro.
Em muitos casos os surdos não sabem a Libras, o que dificulta sua comunicação com a família e a sociedade. Nessa situação, as pessoas voluntárias ensinam a Libras ao surdo e a sua família, acabando com a barreira da comunicação.

Quando são encontrados surdos que já dominam o idioma, segundo Erivaldo, há um rico material visual que inclui um dicionário em Língua de Sinais e mais de 100 DVDs com filmes, poesias e traduções de livros mundialmente conhecidos diretamente na Língua de Sinais. Esses vídeos enfocam valores morais e éticos, que tem ajudado pessoas no mundo todo a desempenharem melhor seu papel dentro da família e no ambiente de trabalho, beneficiando assim toda a comunidade. Esse material tem sido disponibilizado aos surdos e seus familiares sem fins lucrativos.

No Brasil, já existem mais de 1000 grupos que realizam essa mesma atividade voluntária. Atualmente, em Santa Bárbara d’Oeste e região o trabalho é desenvolvido por vários voluntários. Erivaldo contou que, primeiro, é feita uma pesquisa de casa em casa para localizar os surdos. Depois, é realizado o trabalho de ensino ao surdo e sua família por meio de visitas semanais.

As Testemunhas de Jeová têm um local onde as palestras são inteiramente realizadas em Língua de Sinais, no Salão do Reino da Rua Porto Alegre, 65, Jardim Pérola, em Santa Bárbara d’Oeste, com reuniões às terças-feiras às 19h30 e aos domingos às 16h, abertas à população em geral.


Para mais informações consulte os sites oficiais das Testemunhas de Jeová:
Associação Mundial das Testemunhas de Jeová
Watchtower - Web Site Oficial das Testemunhas de Jeová

6 comentários:

  1. Beleza de trabalho, Felipe.
    Nossa escola tbém trabalha com a inclusao.

    ResponderExcluir
  2. Oh! Pacato Cidadão!
    Eu te chamei a atenção
    Não foi à toa, não...........

    prof parabens pelo seu trabalho.... continue auxiliando ... bem aventurado aquele que nesse mundo so precisa de maos para brilhar....

    ResponderExcluir
  3. Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

    ResponderExcluir
  4. Felipe, legal. Gostei, um ótimo fundo preto, em um blog bem montado. Parabens!

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante do Blog.
    Votei na enquete.
    Está muito bom!

    ResponderExcluir